A Cruz do Mérito da Amazônia | GLADSON DE LIMA CAMELI


O laureado é governador do Estado do Acre pelo Partido Progressistas do Acre. Natural de Cruzeiro do Sul. Casado com a advogada Ana Paula Correia da Silva Cameli e pai de Guilherme Correia Cameli, de 8 anos.

Formou-se em Engenharia Civil em 2001, no Instituto Luterano de Ensino Superior de Manaus, da Universidade Luterana do Amazonas. Membro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA/AC), exerceu atividades profissionais como sócio da empresa da família.

Do lado paterno, é sobrinho do ex-governador do Estado do Acre, Orleir Cameli.

Foi membro do Conselho Municipal da Juventude e, inspirado pelo tio, entrou na vida pública aos 28 anos, quando foi eleito pela primeira vez deputado federal. Em outubro de 2009, foi condecorado com o Título de Cidadão Riobranquense pela Câmara Municipal de Rio Branco. Em 2010, foi eleito pela segunda vez deputado federal.

Em seu segundo mandato, se destacou à frente da Comissão da Amazônia. Por meio da indicação da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), sendo designado para a relatoria do Projeto de Lei 5957-2013, que propõe a regulamentação da legislação referente a criação e instalação das Zonas de Processamento e Exportação (ZPE´s) em todo o país. A proposta é considerada uma das mais importantes em discussão na área econômica do Congresso Nacional.


A Cruz do Mérito da Amazônia | SENADORA MAILZA

A laureada é Senadora da República pelo Estado do Acre, desde 2019, sendo quarta mulher a exercer mandato na história pelo Acre no Senado Federal;

É presidente regional do Partido Progressistas no Acre, presidente do Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil no Senado Federal e vice-presidente da Fundação Milton Campos (FMC).
É acadêmica de Direito, mãe de três filhos, Henry, Helena e a caçula, Theodora, de um ano e 6 meses. Em 196 anos de Senado, fez história ao ser a primeira senadora a dar à luz no exercício do mandato.
O início da Vida pública se deu ao assumir a secretária de Administração e Assistência Social, do Município de Senador Guiomard. Sempre Engajada às causas sociais, desenvolveu projetos relevantes no município como o "Prefeitura no Bairro", em que montava estrutura de atendimento social, médico, odontológico, farmácia, cinema, teatro e parque para crianças. Com atendimento prioritário para mulheres, oferecia de serviços de beleza, palestras e saúde.
É idealizadora do projeto "Natal Feliz", que distribuía brinquedos às crianças do município e cestas básicas às famílias.
Senadora municipalista, tem atuado em parceria com as prefeituras dos 22 municípios acreanos. Em três anos de mandato, destinou mais de R$ 250 milhões em emendas para o Acre.


A Cruz do Mérito da Amazônia | Profa. NABIHA BESTENE KOURY

A laureada é Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1980) e Bacharelado em Direito pela Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO (de 2006 a 2010;

Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela UFAC (1982); Especialização em Orientação Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC (1985);

Foi Vereadora por Rio Branco, Acre (1989 a 1992); Secretária de Apoio aos Municípios do Acre (de 1993 a 1994);

Diretora Financeira da Companhia de Eletricidade do Acre, Eletro Acre (1995 a 1997);

Delegada Regional do Trabalho DRT/Acre (2001 a 2003);

Diretora de Estágios Supervisionados e Práticas Educativas da UFAC (2008 a 2012);

Coordenadora Administrativa e Financeira da Unidade de Execução Municipal/ UEM (ano 2003); Coordenadora do Programa de Formação de Conselheiros Municipais de Educação - Pró-Conselho, MEC, UNDIME e UNCME (de 2015 a 2016);

Professora Titular da Universidade Federal do Acre/UFAC, admissão 1981, hoje aposentada;

Atualmente sou Secretária Municipal de Educação de Rio Branco - Acre, desde 02 de janeiro de 2021, Decreto Municipal 011/2021.

A Cruz do Mérito da Amazônia | ALCINDO OLIVEIRA NASCIMENTO

O laureado, após doze anos como mecânico de autos, resolveu fazer uma radical transição profissional.
Em 2001 iniciou nova jornada, como corretor de imóveis, com especialização em imóveis rurais na empresa Ipê imobiliária, onde pode inicial as primeiras parcerias em projetos de reflorestamento comercial com madeira teca e projeto de crédito de carbono voluntário.
Em 2005 iniciou a formação de técnico em elaboração de projetos de crédito de carbono em florestas nativas e comerciais.
Em 2008 dá início as atividades da empresa Árvores para o planeta, com as atividades de reflorestamento, com fico inicial em plantio de madeiras comercias e, com o crescimento ampliou a atuação em plantio de açaí.
Em 2017 recebeu a aceleração como Startup do projeto (Fora do eixo), feito pela empresa novo expediente, onde foi possível ampliar as atividades da empresa, sendo desenvolvido durante esse período e até hoje, diversos plantios com sistema de irrigação, consociado com outras árvores, e projetos com associações de produtores rurais com a forma de integração, garantindo a compra da produção.
O trabalho, que vêm sendo efetuado com a participação da comunidade, terapeutas e jovens, que estavam no risco de entrar para as facções, participando da produção de mudas para plantio nos projetos implantados, de forma contínua, desde a expansão produtiva até as vendas.
A expansão dos negócios proporcionou a abertura de outras empresas, que trabalham conectadas, são elas a Agroaçai/Agrotech.

A Cruz do Mérito da Saúde Veterinária | Dr. FÁBIO PIRES DE MORAES

O laureado é Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande UFCG em 2002,

Mestre em Patologia pela Universidade Federal de Viçosa em 2006, especializando em clínica e cirurgia de pequenos animais pela Quallitas.

Em julho de 2006 é aprovado em concurso púbico na extinta carreira de médico veterinário do instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre - IDAF AC;

Hoje Auditor fiscal estadual agropecuário do Governo do estado do acre, foi responsável pelos escritórios do IDAF de Feijó e Epitaciolândia, bem como pelos programas de sanidades de animais aquáticos e de aves do IDAF;

Foi gerente regional de defesa agropecuária do IDAF e gerente de inspeção de produtos de origem animal do IDAF. Atualmente é Diretor Clinico da Companhia dos Bichos Pet Center.

Atualmente é Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Acre.

A Cruz dorito Acadêmico e Profissional | DR. JOÃO PAULO SILVA E SILVA

O laureado é graduado em Psicologia, pelo Centro Universitário UNINORTE, especialista em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde pela Universidade Federal Fluminense.
Iniciou sua história profissional na Secretaria de Estado de Saúde - SESACRE em 2012 até 2014 como técnico no programa Saúde Itinerante.

Em 2015 a 2018 foi reconhecido pelo seu empenho e qualidade trabalho atuando como assessor técnico da Secretaria Adjunta de Atenção à Saúde, foi nomeado gerente do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos - DAPE em seguida atuou como Diretor de Atenção à Saúde.
Durante todos esses anos de serviço teve a oportunidade de conhecer a fundo a realidade de saúde de todos os municípios do Acre e estabelecer uma ampla rede de contatos entre diversos profissionais da área.

No final ano de 2018 a 2019 esteve à frente da unidade do Hospital de Amor em Rio Branco, serviço que ajudou a implantar e que durante sua gestão teve uma atuação muito intensa e se tornou referência na realização dos exames de mamografia e preventivo de câncer do colo do útero (PCCU).
No final de 2019 assumiu a direção da Policlínica do Tucumã, onde permaneceu até abril de 2021 quando foi convidado para assumir a presidência da Fundação Hospital Estadual do Acre, com a missão de ampliar a oferta de exames, consultas e procedimentos cirúrgicos a partir de uma gestão pautada na oferta de serviços de qualidade e humanizados.

A Cruz do Mérito da Amazônia | Sra. JANAÍNA VERBENA GONÇALVES TERÇAS

A laureada é Empresária, com formação em assistente social, acadêmica do curso de direito pela UFAC - Universidade Federal do Acre;

Coordenadora Institucional da FIEAC - Federação das Indústrias do estado do Acre, na Região do Juruá;

Coordenadora do Sicredi Biomas região do Acre, Matogrosso e Amazonas


A Cruz do Mérito Acadêmico e Profissional | Sra. RAQUEL ALBUQUERQUE

A laureada é Consultora de mercado e profissões. Especialista em Recursos Humanos, graduada pela UNINORTE.

Gerente comercial com mais de 14 anos de atuação no varejo, tendo passado por empresas de pequeno, médio e grande porte.

Hoje atuando fortemente no processo de recrutamento e seleção e levando às empresas o RH de forma humanizada.

Atua como Influencer Digital, no Instagram @albuquerquenobre com mais de 40 mil seguidores, sempre focada em causas sociais capacitação de seus seguidores.

Conhecida nas redes sociais como "a menina das vagas", já organizou diversas feiras de empregos e anuncia semanalmente dezenas de oportunidades de emprego.

A Cruz do Mérito da Odontologia | Dr. RUI CARVALHO ESTIVALET

O laureado é Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Fluminense - UFF.

Atuando na área desde 1999, onde trabalhou na emergência do Hospital Salgado Filho, no Méier e no Hospital Carlos Chegas em Marechal Hermes.

Depois no Exército Brasileiro, em Manaus, no Primeiro Batalhão de Infantaria de Selva, onde fez o curso de "adaptação à selva", depois no Acre, onde atuou no "tiro de guerra" de Tarauacá, e após quatro meses, no 61° Batalhão de Infantaria de Selva, onde chefiei a sessão de Odontologia do Batalhão, atuando em várias áreas da região do Vale Do Juruá, principalmente, as comunidades carentes ribeirinhas no rios: Juruá, Amônia, Liberdade, Mirim, Gregório, Val Paraíso, Paraná dos Mouras, Azul, Campinas, Crôa e Lagoinha, sendo todas as comunidades visitadas e atendidas com grande desempenho da odontologia.

Após o término do serviço milita, já era concursado em duas prefeituras, de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, onde trabalha até hoje em postos de saúde, no atendimento às populações carentes ribeirinhas, através do barco de atendimento fluvial, este que leva a equipe multidisciplinar à áreas remotas, viabilizando acessibilidade à saúde, tão importante para estas populações.

Ainda, coordena uma clínica particular que ajuda estas pessoas, que tem difícil acesso vindo de interiores, zonas fluviais e ramais distantes, de modo gratuito.

A Cruz do Mérito da Amazônia | Prof. Dr. MINORU MARTINS KINPARA

O laureado é graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (UFAC, 1993) e em Letras/Língua Inglesa, também pela UFAC (2005);

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1997);

Doutorado em Educação e Desenvolvimento Humano pela UNICAMP (2000) e pós-doutorado pela Universidade de Salamanca (USAL, 2008), na Espanha.

É Professor efetivo da Universidade Federal do Acre - UFAC, desde 1997. Foi diretor de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Diretor de Cursos e Programas Especiais de Graduação, Diretor do Núcleo de Interiorização e Educação a Distância, diretor do extinto Departamento de Educação da UFAC.

Foi membro da Diretoria da Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Em 2012, fui eleito reitor da UFAC para o quadriênio 2012-2016. Em 2016, fui reeleito para um novo mandato que vai até novembro de 2020. Fui vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB).

Ampla experiência na área de educação, com ênfase em planejamento e avaliação educacional, atuando, principalmente, nestes temas: processo Ensino-

Aprendizagem, Psicologia da Educação, organização da educação básica e legislação do ensino.

Diploma de Parceiro no Servir, Rotary Internacional, 2016.

Título de Cidadão Rio-Branquense da Câmera de Vereadores de Rio Branco, 2015.

Título de Amigo do Curso de Medicina Veterinária da UFAC, pelos relevantes Serviços prestados, 2016.

Diploma of Prominence in Educational Mangement, da Organização das Américas para a Excelência Educativa, 2014.

El Diploma de Honor en Gestion de Calidad Educativa, da Organização das Américas para a Excelência Educativa, 2014.

Membro Honorífico da Academia Acreana de Letras, 2014.

Honra ao Mérito da Universidade de Soka no Japão pelos serviços prestados a Educação em Cultura, 2017.

Título de cidadão acreano, oferecido peça Assembleia Legislativa do Estado do Acre em dezembro de 2021.

A Cruz do Reconhecimento Social e Cultural |  DERINEUDO DE SOUZA DOS SANTOS:

O laureado é Graduado em Gestão da Segurança Pública.

Policial  Militar do Estado do Acre;

Ativista Social e Presidente da Associação Música Amigos Solidários, que há mais de 8 anos promove a inclusão social, através do esporte, cultura e educação, nos bairros periféricos de Rio Branco, Estado do Acre.

Coordena o atendimento de mais de 800 jovens, com aulas de ballet, música, futsal, atletismo, ginástica rítmica, informática, defesa pessoal e natação, contribuindo significativamente para o desenvolvimento social e da cidadania.

A Cruz do Mérito Acadêmico e Profissional: INOVAÇÃO E TECNOLOGIA | ANTÔNIO A. SÉRGIO DE MENEZES OLIVEIRA

O laureado é Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Estadual do Acre-UFAC;

Pós-graduado em Desenvolvimento Sustentável, pelo Instituto de Várzea-grandense de Educação IVE;

Além de Docente por quase 16 anos, (2002 a 2018), foi gestor de políticas públicas no DEPASA no município de Jordão no ano de 2006 a 2019,

Diretor Administrativo e Financeiro no DENACRE em 2019;

Atualmente é Presidente na Fundação de Tecnologia do Estado do Acre- FUNTAC, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Acre-FAPAC e Instituto de Pesos e Medidas do Estado-IPEM.

Hoje tem como principal meta trabalhar pela Inovação e Tecnologia do Estado, como forma de fomentar o desenvolvimento econômico, tão importante para a transformação social.

A Cruz do Mérito da Amazônia | JOSÉ ADRIANO RIBEIRO DA SILVA

O Laureado é Tecnólogo em edificações e Licenciatura Plena em Matemática;
Empresário do setor da construção civil, no Estado do Acre;
Atual Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre - FIEAC, reeleito para o quadriênio 2019/2022.
Sua grande bandeira administrativa é diminuir as distâncias que existem entre as indústrias do Estado do Acre e outras praças, no que diz respeito ao avanço tecnológico, já que não existe outro caminho para o aumento da produtividade e competitividade das indústrias do Estado do Acre.

A Cruz do Mérito Cívico e da Cidadania | THIAGO FABRÍCIO PEREIRA DA SILVA

O laureado é Acadêmico do Curso de Designer Gráfico e Licenciatura em Pedagogia, pela UNOPAR;

É Ativista Sociais, Cultural e Cívico, atualmente é o Diretor `Presidente do 1° Grupo de Escoteiros Tradicional Raissa Muniz da Silva, onde foi o fundador do mesmo em Xapuri, atendendo um público de 12 adultos, líderes escoteiros voluntario, e 86 crianças e adolescentes de baixa renda.

Em 5(Cinco) anos de existência, o grupo se tornou número um do Estado do Acre da APET-BRASIL, tendo atendido um total de 1.012 associados de 2017 a 2021, as atividades do Grupo acontecem aos sábados, em um espaço cedido pela Prefeitura Municipal de Xapuri-Acre, localizado na rua da Cerâmica, S/N, na antiga fábrica de vassoura.

Além do Grupo de Escoteiros no município, coordenou também, o projeto social chamado "Escolinha mão amiga" ontem tinha 43 crianças, na escolinha era passado as crianças aulas de reforço escolar, futebol aos sábados, cinema comunitário, aulas de teatro, aulas de danças e estudos da bíblia. Atualmente o projeto se encontra parado devido a pandemia e tendo em vista que o público participante são crianças de 04 a 10 anos.

Foi o primeiro Escoteiro do Estado Acre a conquistar o distintivo de ESCOTEIRO DA PATRIA, aos 17 anos, sendo considerado o distintivo de grau máximo dentro do escotismo brasileiro, concedido e outorgado pelo Conselho de Administração Nacional dos escoteiros do Brasil, com sede em Curitiba Paraná. Onde desde da chegado do escotismo no estado do Acre em 1972 até 2015 ninguém tinha conquistado a presente condecoração escoteira.

A Cruz do Mérito da Amazônia | Dra. VALCILDA BEZERRA DE AMORIM

A Laureada é Doutora em Direito (Ciências Jurídicas e Sociais), pela Universidad del Museo Social Argentino - UMSA;

Bacharel em Direito, pela Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO, com OAB;

Graduada em Letras: Português-Espanhol, pela Universidade Federal do Acre - UFAC; foi bolsista do Programa de Cooperação Internacional da Agencia Espanhola de Cooperação Internacional - AECID - com certificação pela Universidad Complutense de Madrid;

Especialização em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Acre - UFAC;

Tem Especialização em MBA em Gestão Pública com Ênfase em Controle Externo, pela UNITER;

Atuou no jornalismo, é escritora, poetisa, articulista, tradutora/interprete. Foi chefe de divulgação (Assessora de Comunicação) na Secretaria Estadual de Meio Ambiente - SEMA, foi Assessora Parlamentar na Câmara Municipal de Rio Branco - AC, Assessora Técnica do Gabinete do Governador do Acre, Assessora de Gabinete do Gabinete Civil, Gerente de informações Tecnopolíticas, Chefe de Gabinete e Assessora Jurídica da Secretaria de Articulação Institucional;

Atualmente, é Secretária Executiva do Núcleo Socioambiental Permanente, do Tribunal de Justiça do Estado do Acre.

É autora das obras Intimidade e Diário de uma Infiel e, também, uma das autoras da Obra Jurídica Enciclopédica, do México, en el tomo Historia del Derecho, obra com 43 volumes, publicada por 500 juristas do México e de diversas nacionalidades, em homenagem aos 100 anos da Escola Livre de Direito.

É membro da Academia Acreana de Letras - AAL, ocupando a cadeira nº 15;


Ativista ambiental e reflorestadora.

A Cruz do Mérito Jurídico | Dr. SANGELO ROSSANO DE SOUZA

O laureado é Bacharel em Direito pela Faculdade da Amazônia Ocidental de Rondônia - FARO, em 2004;

Pós-graduação pela Fundação do Escola do Ministério Público do Rio Grande do Sul, na área de Gestão Pública e Direito Administrativo,

Advogado com atuação contínua em Direito Criminal e Civil.

Foi Chefe de Departamento na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo do Acre em 2019.

Chefe de Gestão de Pessoas no Instituto de Administração Penitenciária do Acre em 2020.

Foi Conselheiro da OAB/AC, triênio 2019-2021;

Atualmente Superintendente do Patrimônio da União no Acre.

 

A Cruz do Mérito da Amazônia | Cel. PM MARCOS DA SILVA KINPARA

O laureado é Bacharel em Segurança Pública pelo Centro de Ensino da Polícia Militar da Paraíba;

Graduado em Letras Inglesas pela Universidade Federal do Acre (UFAC);

Bacharel em Direito pela Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO),

Curso Info-Communication (Comunicações Informatizadas) realizado no Japão - 2009;

Curso Special Operations Research and Development (Pesquisa e Desenvolvimento de Operações Especiais) realizado na Carolina do Sul - Estados Unidos - 2011;

Curso Combat Shooting (Tiro de Combate) realizado na Flórida - Estados Unidos -2012;

Curso Vip Protection (Proteção VIP) realizado na Flórida - Estados Unidos -2012;

Curso Law Enforcement Management (Gestão em Segurança Pública) realizado na Flórida - Estados Unidos -2012.

Em 2015 participou de processo de seleção para Missões da ONU realizado na cidade de Manaus - Amazonas, tendo sido aprovado nos testes de língua inglesa, tiro prático, direção veicular e informática. Após sua aprovação o referido Oficial foi convocado e serviu como Policial das Nações Unidas na Missão de Paz da ONU no Sudão do Sul - UNMISS, sendo o Comandante do Contingente de Policiais Brasileiros naquele País.

Foi Condecorado com a Medalha da organização das Nações Unidas chamada In the Service of the Peace (A serviço da Paz). O Coronel PM Marcos da Silva Kinpara foi e é o único Policial Militar do Acre habilitado e que serviu nas Missões de Paz da ONU.

Algumas funções importantes no decorrer da sua carreira:

Comandante da Companhia Independente de Policiamento Escolar - 2003;

Comandante do Policiamento de Guarda das Pousadas - 2004;

Comandante da Companhia de Trânsito - 2006;

Comandante do 10° Batalhão no município de Brasiléia/AC - 2009;

Comandante do 2° Batalhão na capital - 2010/2012;

Comandante do 1° Batalhão na capital - 2014;

Corregedor Geral da Polícia Militar do Acre - 2015;

Comandante do Policiamento Operacional I - 2016;

Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Acre.

A Cruz do Mérito Empreendedor | PATRÍCIA PARENTE DE CARVALHO

A laureada é Graduada em Administração de Empresas, pela UNINORTE;Realizou Intercâmbio internacional pela SKOPE Canadá, inglês para negócios;É Pós-graduanda em Gestão Financeira, pela FGV;Iniciou sua jornada empreendedora aos 16 anos, através do mercado de franquias. Depois assumiu a função de CEO do Café Náuas, empresa familiar e uma das indústrias pioneiras no mercado de cafés do Estado do Acre. Atua como Presidente do CONJOVE-ACISA, Conselho Estadual dos Jovens Empresários do Acre, participando ativamente do desenvolvimento da cafeicultura na Amazônia, por meio de debates públicos com órgãos e entidades, tornando-se uma inspiração aos novos empreendedores.Participação na Premiação dos melhores da Qualidade ABIC, com a Premiação Ouro Canéfora.Parabenizamos a agraciada e desejamos-lhe cada dia mais sucesso em todos os campos de sua profícua vida.

A Cruz do Mérito da Comunicação | KATIUSSI MENEZES MOREIRA MELO

A laureada é Graduada em Licenciatura Plena em Música, pela universidade federal do acre (UFAC) e Especialista em Arte terapia, pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL).

Apaixonada por Arte e Cultura, tornou-se jornalista, passando a divulgar as grandes personalidades locais, que se destacam nos campos artístico, cultural e literário, através das mídias digitais, no Programa Artista em Foco, contribuindo para a difusão e o desenvolvimento sociocultural do Estado do Acre e da Amazônia.

A Cruz do Mérito Filosófico e Culrural | EDMILSON ROSAS CAVALCANTE

O laureado é administrador, Pós-graduado em Maçonologia e em Gestão Administrativa e Funcionário Público Estadual;

Atuou principalmente como Chefe da Divisão de Compras e Licitações do Governo do Estado do Acre por cerca de 20 anos, profissional com notório conhecimento técnico e profissional em suas atribuições;

No campo social, coordenou dezenas de projetos filantrópicos da Maçonaria, inclusive com forte atuação na gestão maçônica estadual no Grande Oriente do Brasil - Acre, no cargo de Secretário Estadual da Guarda dos Selos.

É Membro do quadro administrativo da Sociedade Acreana da Família, instituição filantrópica com sede em Rio Branco/AC. Coordenou também ações estratégicas da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do Estado do Acre.

Na Maçonaria, é grau 33 (o mais alto grau) dos Ritos Escocês Antigo e Aceito, Adonhiramita e Brasileiro, e no Rito Moderno possui a 5ª Ordem Sapiencial, 2º Arco (último e mais elevado Grau), tendo presidido como Venerável Mestre da Loja Maçônica Os Autonomistas nº 4.507, na gestão 2019/2021.

É o Delegado Litúrgico do Supremo Conselho Filosófico do Rito Moderno do Brasil para o Estado do Acre.

A Cruz do Mérito Acadêmico e Profissional | LEANDRO ROCHA

O laureado é Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela União Educacional do Norte UNINORTE;

Pós Graduado em Master em Projetos de Iluminação pelo Instituto ESB;

Pós Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela União Educacional do Norte - UNINORTE;

Foi Sócio Diretor do escritório URBEM RB - ARQUITETURA E ENGENHARIA 2014 / 2015 ;

Foi coordenador de Projetos da Secretaria Estadual de Obras - SEOP, do setor pós ocupacional do programa habitacional Cidade do Povo.

Atualmente é sócio proprietário do escritório que leva o seu nome, LEANDRO ROCHA ARQUITETURA, participando ativamente do desenvolvimento socioeconômico do Estado do Acre.

A Cruz do Mérito da Saúde | Dr. ALAN HUDSON GANUM AREAL

O laureado é Graduado em MEDICINA pela UNIVERSIDADE DE GUAYAQUIL - EQUADOR-(2003);

Mestrado em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília - UNB-(2015);
Atualmente é Coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da FUNDHACRE.

Vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre;

São 18 anos de carreira, com experiência em Medicina Tropical, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias - Infectologia.

A Cruz do Mérito da Economia | Dr. RUBICLEIS  GOMES DA SILVA

O laureado é Graduado - UFAC (2001), mestre - UFV - (2003) e doutor - UFV (2025), em Economia, com Pós-doutorados na UFJF (2009) e FGV/SP (2017/2018). Professor titular de métodos quantitativos aplicados à economia da UFAC.

Ganhador dos Prêmios, Edward Schuh de melhor dissertação de mestrado em economia rural do Brasil, concedido pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER e do Prêmio Samuel Benchimol modalidade ambiental concedido pelo Banco da Amazônia. Segundo colocado no Edital de pesquisa do Banco Santader/UFAC.

Segundo colocado nacional no Edital. Segundo colocado nacional no Edital n0 09/2010 - MEC/SESu/SECAD.

Presidiu o prêmio Edson Posh Magalhães de melhor tese de doutorado em Economia do Brasil concedido pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER.

Possui 8 livros publicados como autor principal/organizador ou coautor e mais de 140 trabalhos publicados, entre artigos em revistas, capítulos de livros e artigos em congressos.

Orientou e coorientou em nível de graduação, pós-graduação Lato e Strictu Sensu (Mestrado e Doutorado) mais de 100 trabalhos acadêmicos.

Foi chefe do departamento de economia da UFAC, diretor do CCJSA por dois mandatos, coordenador da pós-graduação Lato Sensu em Políticas Públicas e Economia Regional.

Atualmente é coordenador do curso de economia da UFAC. Coordenou inúmeros projetos de extensão e pesquisa, atualmente, coordenador do Observatório do Trabalho e o PET-Economia.

A Cruz do Mérito da Engenharia | PETRÔNIO APARECIDO CHAVES ANTUNES

O laureado é Engenheiro Civil pela Universidade Estadual de Londrina (2006), com Especialização em Engenharia de Saneamento Ambiental (2015) e em Engenharia de Segurança do Trabalho (2022);

Foi nomeado para o Departamento Estadual de Água e Saneamento-DEPASA/ACRE, como Diretor Técnico Operacional e, após desempenhar um excelente trabalho, passou a Diretor Presidente em 11 de setembro 2009.

Por seu importante desempenho nos serviços prestados ao Estado do Acre, recebeu, em 2021, algumas homenagens, como a Moção de Aplausos através da Câmara Municipal de Sena Madureira; Moção de Agradecimento através da Câmara Municipal de Plácido de Castro; Título de Cidadão Murbanense, pela Câmara Municipal de Manoel Urbano e, recentemente, no dia 17 de dezembro de 2021, recebeu o Título de Cidadão Acreano por meio do Governo do Estado do Acre;

Atualmente, além de sócio proprietário da Antunes Engenharia, exerce o Cargo de Diretor Presidente do DERACRE - Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre - desde 08 de julho de 2020, onde tem desempenhado um excelente trabalho junto à sua equipe em prol da garantia de direitos e bem-estar da sociedade acreana.

A Cruz do Mérito Acadêmico e Profissional: ADMINISTRAÇÃO | RONILDO ARAÚJO DA SILVA

O laureado é Bacharel em Administração em Comércio Exterior, pela Faculdade da Amazônia Ocidental FAAO;

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos, e Logística Empresarial, pela Faculdade Gama Filho (RJ);

Segunda Graduação em Letras - Português/Inglês pela FACULDADE FACESE CURITIBA /PR, com atuação na docência de Administração,2010/2013.

Em 2008, já no término de sua graduação, juntos com demais Administradores, iniciou o processo para implantação no Estado do Acre, do Conselho de Administração, inexistente até então.

Seu trabalho de articulação permitiu ser nomeado Conselheiro Regional, com N° 009, pelo Conselho Federal de Administração (CFA)

No Conselho Regional de Administração (CRA-AC), Atuou como Conselheiro Efetivo, sendo o Vice-presidente de uma regional mais novo no Brasil, atuou também como Diretor Administrativo Financeiro, Diretor Administrativo e Financeiro e Diretor Institucional, ao longo foram 09 anos contribuiu efetivamente para consolidação da instituição no Estado do Acre.

Atuou como representante comercial, em 2017 começou a ser empresário no ramo alimentício de embutidos, proprietário da RK Indústria de Embutidos.

Em 2018 começou sua vida política se filiando ao Partido Progressista PP, no mesmo ano foi candidato a Deputado Estadual, colaborando com suas ideias no plano de governo, fazendo parte da equipe de transição.

Em 2020 integrou a equipe do plano de governo do atual prefeito Tião Bocalom,

na prefeitura de Rio Branco, Acre, onde exerceu o cargo de Diretor de planejamento.

Atualmente exerce o cargo Assessor Administrativo e Perito Judicial, no Gabinete do Prefeito.

A Cruz do Mérito Acadêmico e Profissional: LITERATURA | Prof. RENÃ LEITE PONTES

O laureado é graduado em Educação Física, pela Universidade Católica de Educação Física Clarentiana de Batatais;

Membro Honorário do Instituto de Culturas Internacionais, Rio Janeiro;

Membro da Academia Acreana de Letras;

Membro da International Writers and Artists Association - IWA.

Presidente da Academia dos Poetas Acreanos;

Diretor da Biblioteca Pública Municipal de Rio Branco, AC.


A Cruz do Mérito Acadêmico e Profissional: GASTRONOMIA |KAMILLA SARAIVA LEÃO MANTOVANELLI

A laureada é ganhadora dos Concursos Gastronômicos Enchef's 2021, obtendo a nota máxima nos pratos e Ganhadora do Prêmio Dólmã 2021 - Pará;

Embaixadora da gastronomia brasileira, natural do Estado do Acre, chef de cozinha, empresária no ramo da gastronomia, amante e defensora dos animais.

Graduada em veterinária, tendo feito quatro anos de arquitetura e dado muitas voltas para poder se encontrar, como ela mesma diz: "precisei me perder para me achar". Mas foi dentro da cozinha que experimentou sensações e encontrou sabores de formas imensuráveis.

A gastronomia apareceu em sua vida há nove anos, começou numa ação beneficente para moradores de rua, durante uma frente fria muito forte, que assolou o Estado do Acre. Onde, ao lado de alguns amigos, arrecadou roupas e fez alimentação para ser distribuídas as pessoas em situação de vulnerabilidade.

A partir de um ato puramente social, a gastronomia se tornou mais frequente, despertando um talento adormecido.

Juntamente com a irmã Kamalla e o cunhado Mamed, abriram um restaurante, onde pode aprimorar seus conhecimentos, e reconhece que trabalhar na cozinha não é fácil, exige dedicação, força, habilidade e ter todos os seus sentidos bem apurados.

Com dedicação foi conquistando todos os requisitos necessários, desempenhou a função de Chef de cozinha dos Restaurantes Cheiro Verde e Cia do Peixe, depois passou atuar 100 % no Restaurante Mantoverde, de sua propriedade. Essa conquista veio com aperfeiçoamento e muita vontade de aprender.

Está cursando Faculdade de Gastronomia na UNICESUMAR, tendo como grande sonho e propósito de vida, poder levar a gastronomia a lugares onde ela não chegou e apresentar a todos o que o nosso Estado tem de melhor. Sua especialidade é a cozinha brasileira e rústica, apaixonada pelo fogo, por churrasco e muita massa.

Sua filosofia de vida é evoluir e dar comida a quem tem fome. Acredita que seus erros foram aprendizados, que na hora certa deram origem a oportunidade de construir algo verdadeiro, com a certeza de que cada ciclo se inicia e termina com o amor.

A Cruz do Mérito Acadêmico e Profissional: COMÉRCIO EXTERIOR |ANDRÉIA PETERS DA SILVA

A laureada é Consultora de Comércio Exterior, Graduada em Relações Internacionais pela UFRRJ, em Comércio Exterior pela universidade Estácio de Sá e graduanda em Direito pela UFAC.

Atua no Acre desde no desde 2018 e foi Monitora do Programa de qualificação para exportação da Apex Brasil PEIEX, oferecendo consultorias para que empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada, já tendo qualificado para exportação cerca de 50 empresas no estado do Acre.

Sua participação efetiva no Programa, permitem conexões e geração das parcerias entre os órgãos representativos e indústrias interessada em exportar, contribuindo significativamente para o desenvolvimento socioeconômico do Estado do Acre e da Amazônia.

A Cruz do Mérito ...


A Cruz do Mérito ...